1º de Abril – Como surgiu o dia da Mentira?

1ª de Abril - Como surgiu o dia da Mentira?

1º de Abril – Como surgiu o dia da Mentira?

Todo mundo sabe, 1º de Abril é o dia da mentira, mas quando será que começou esta brincadeira?

A brincadeira de contar mentiras, surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano- novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril.

Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, alguns franceses resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, e mantiveram a comemoração na antiga data.

Então alguns gozadores começaram a ridicularizar os “bobos de abril” assim apelidados, enviando presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a brincadeira firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí se espalhou para todo o mundo.

O 1º de Abril é comemorado até hoje em todo mundo, no Brasil muitas empresas fazem brincadeiras com seus clientes e colaboradores, criando promoções e notícias falsas que são amplamente divulgado nas redes sociais.

O Submarino usou o Facebook e Google + para fazer várias brincadeiras divulgando notícias falsas:

Descobertos 70 episódios inéditos do Chaves em HD

É mentirinha mas não se irrite rsrsrsr :-)

dia-mentira-submarino

Outras lojas do comércio eletrônico também entraram no clima da brincadeira e criaram promoções de descontos com o tema do Dia da Mentira, você pode conferir as ações mais divulgadas na internet aqui: Cia dos Descontos

01/04/2014
Sobre o autor

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até