Aliança: Um compromisso de amor!

compromisso

Aliança: Um compromisso de amor!

O costume de usar aliança teve origem com os povos Hindús e Egípcios, cerca de 3.000 a.C., já usavam anéis para simbolizar a aliança entre homem e mulher. Para eles, um anel, um círculo, significava o que não tem um fim. Quando Alexandre O Grande dominou o território egípcio o habito foi introduzido na Grécia.
Os Gregos acreditavam que no terceiro dedo da mão esquerda existia uma veia que levava diretamente ao coração, assim, passaram a usar o anel de ferro neste dedo.
A palavra aliança tem origem no latim alligare que significa uma relação de proximidade, um acordo, um pacto, uma união. Assim, usar uma aliança remete a um acordo de amor, fidelidade e cumplicidade entre o homem e a mulher. Desse modo este simples objeto ganhou um grande significado na vida de um casal. Porém, muitas pessoas ainda tem dúvidas de quando e qual aliança usar, principalmente o homem.

Quando devo começar a usar aliança de compromisso?
Isto é uma questão bem particular do casal, não existe um “tempo” determinado para começar a usar uma aliança de compromisso. Muitos casais durante a fase de namoro preferem não optar pelo uso da aliança. Mas, se você acha que encontrou a pessoa certa e quer mostrar para ela (e) e para o resto do mundo o seu sentimento deve apostar na aliança de prata ou de aço, usada na mão direita (mesma mão e dedo do que a de noivado)

Qual a diferença entre um anel de noivado e uma aliança?
Os brasileiros ainda são pouco acostumados com a cultura do anel de noivado, entretanto, existem países, como nos EUA, que o pedido de noivado é feito com um anel de diamantes ou alguma outra pedra preciosa.
Normalmente somente a noiva usar o anel de noivado, enquanto o noivo continua com a aliança de namoro ou sem nada. Mais uma vez, essa é uma questão bem particular do casal. No Brasil, é costume já noivar com as alianças que serão usadas duramente o casamento, trocando de mão somente no dia da cerimônia. Também é costume formalizar o noivado em um jantar para as famílias, antigamente pago pelo pai da noiva, hoje muitos casais optam por bancar os gastos.

Aliança de casamento (ouro)
A cor da aliança muda para mostrar que o relacionamento também mudou. Assim, como a mão, o anel passa para o terceiro dedo da mão esquerda (aquele da veia ligado diretamente ao coração) é tradição fazer a troca de mãos e de alianças durante a cerimônia de casamento. A gravação da aliança deve conter o nome do companheiro e a data ou do começo de namoro ou do casamento.

Sentiu que é hora de dar um passo mais sério no relacionamento? Surpreender sua amada (o) nem sempre pode sair barato alianças e anéis de noivado costumam ter um preço mais elevado, principalmente quando você opta por uma joia mais personalizada. Uma dica para quem quer economizar na surpresa são os cupons de descontos que muitas lojas oferecem, como a Vivara, que possui diversas opções que cabem no seu bolso.

E não se esqueça, uma aliança representa amor, fidelidade e cumplicidade.

10/03/2016
Tags: *
Sobre o autor

Karol com k, publicitária por formação, fotógrafa por paixão. Nerd em treinamento. Ama rock, séries, filmes, livros e Star Wars.

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até