Tudo o que você precisa saber para dar o seu “kickoff ” no Futebol Americano

Regras do Futebol Americano

Tudo o que você precisa saber para dar o seu “kickoff ” no Futebol Americano

Ultimamente, os canais esportivos tem falado muito a respeito dos playoffs da NFL: quem são os favoritos para levarem o troféu do Super Bowl 50, evento que terá sua sede em Santa Clara, Califórnia, no Levi’s Stadium, casa do do San Francisco 49ers, em 7 de fevereiro; sobre o primeiro brasileiro em um jogo de playoffs, o kicker (chutador, em tradução livre) Cairo Santos, jogador que atua no Kansas City Chiefs, tornando-­se um dos destaques da partida contra o Houston Texans, convertendo 3 field goals e 3 extra points.

Se você leu aqui no blog este texto, falando um pouco do cenário nacional do futebol americano, não conhecia o esporte ou só tinha ouvido falar vagamente, ficou interessado mas não sabe as regras e como o jogo funciona, não se preocupe: com este mini­ guia, as regras básicas ficarão mais claras, dando uma facilidade maior para acompanhar os jogos.

Objetivo do jogo: o principal objetivo é ter uma pontuação maior que a do adversário, ganhando “territórios” e chegando na endzone.

Tempo de Jogo: são 4 tempos de 15 minutos. O relógio para quando um passe é incompleto, há pedido de timeout (basicamente, quando o time pede um tempo para se reorganizar) e faltas.

O campo: o campo é retangular e medido em jardas (unidade de medida utilizada nos EUA). São 100 jardas, divididas em duas partes, ou seja, 50 para cada lado, além de duas traves em formato de Y, uma em cada extremidade do campo. O “gol” do futebol americano é a endzone, onde os times pontuam.

Pontuação

Temos 3 tipos de pontuação no jogo­

Touchdown: o touchdown acontece quando o jogador entra na endzone com a posse de bola, garantindo 6 pontos para a sua equipe.­

Extra point: quando o jogador entra na endzone e garante os 6 pontos, o time tem direito ao extra point, com o kicker convertendo, fazendo bola entrar no “Y”, valendo 1 ponto.

Field Goal: se a equipe não conseguir avançar 10 jardas em 4 tentativas, pode-­se arriscar o field goal, chutando a bola de onde ela parou para acertar o “Y”, valendo 3 pontos.

Os “downs”: os downs são as descidas, as chances que a equipe tem para chegar a endzone. Cada equipe, em sua campanha de ataque, tem 4 chances de alcançar 10 jardas. Caso alcance 10 jardas, o chamado first down, tem mais 4 chances para chegar à endzone. Caso chegue no 3o down e não conseguir 10 jardas, a 4a descida pode ser arriscada em um field goal, valendo 3 pontos para a equipe.

Ataque e defesa: as equipes tem suas campanhas de ataque e defesa. Cada uma deve ter 11 jogadores. Se uma equipe não conseguir as 10 jardas com seu time de ataque, o adversário ganha a vez, retirando seu time de defesa de campo e vice­versa.

Especialistas: O chamado special team ou time de especialistas, são jogadores que entram em campo quando é realizado o kickof , chute inicial do jogo, para decidir onde o time adversário começará sua campanha de ataque e o punt, que seria quando o punter devolve a bola para o adversário, caso o field goal fique muito distante para pontuação.

Estrutura do ataque

O ataque é basicamente formado pelos seguintes jogadores:

­Quarterback: é o principal jogador, aquele que dita as jogadas e estratégias. A sua função é de lançar a bola para um wide receiver (recebedor), entregar para um running (corredor) ou ele mesmo correr com a bola.

­Wide receiver: jogador que recebe os passes em maior distância do quarterback (jogada aérea).

­Running: jogador que recebe a bola do quarterback para realizar uma corrida (jogada terrestre).

­Ofensive Line: é a linha ofensiva, onde jogadores estão posicionados para proteger o quarterback e impedir que os jogadores de defesa impeçam a jogada. Na OL está o center, que é o jogador que inicia a jogada, dando a bola para o quarterback.

Estrutura da defesa: a defesa é composta por jogadores que impedem o ataque do time adversário, seja em passes ou corridas. As principais posições são: Defensive Line (linha defensiva), que são jogadores que ficam na linha de frente para impedir o avanço do ataque adversário, Linebacker, que são jogadores posicionados atrás da DL, com a função de derrubar um running ou o sackar o quarterback quando este estiver com a bola, Cornerback, que marcam os receivers e os Safeties, posicionados na última linha, que ajudam os cornerbacks com a marcação.

Ok, e agora?

Agora que você já entende as regras básicas do futebol americano, já pode chamar os amigos para assistir os playoffs da NFL e se preparar para os campeonatos estaduais na sua cidade ou mesmo procurar times para se inscrever e começar a treinar. No Cia dos Descontos, você encontra acessórios, roupas e chuteiras, camisetas de times da NFL, além de cervejas especiais com os melhores preços e descontos para assistir às partidas e se apaixonar cada vez mais pelo esporte.

15/01/2016
Sobre o autor

Fã de esportes, principalmente de futebol americano, formação em Marketing e técnico em Publicidade, adora rock, mas não resiste quando ouve pagode dos anos 90 e sertanejo raiz (sabe todas), tem como livros de cabeceira O Poderoso Chefão e O Apanhador no Campo de Centeio.

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até