Como escolher a Base ideal para cada tom e tipo de pele?

basefacial

Como escolher a Base ideal para cada tom e tipo de pele?

Encontrar a base perfeita não é tão simples como parece e, infelizmente, é um dos produtos mais difíceis de se escolher, pois cada mulher possui um tipo e um tom de pele, ou seja, uma necessidade diferente. Então, o que funciona para uma pessoa pode acabar não funcionando para você.
A primeira dica é identificar o seu tipo de pele e, antes de escolher a base, é importante saber que textura combina melhor com seu tipo:
Pele seca: O ideal são bases líquidas ou cremosas. Além de cobrir as imperfeições, algumas bases possuem hidratante. Evite bases em pó que tendem a ressecar ainda mais a pele.
Pele normal: Esse tipo de pele se adapta a várias texturas de base. A escolha pode ser feita pela funcionalidade da base, durabilidade e o efeito esperado.
Pele Mista ou Oleosa: Procure por coberturas matte, opaca e oil free, isso vai fazer com que a sua maquiagem dure por mais tempo. Bases brilhosas e muito cremosas vão fazer parecer que a pele está ainda mais oleosa.

Qual textura?
Base líquida: A base líquida normalmente possui uma cobertura mais leve, então não é indicada caso você possui muitas manchas e imperfeições na pele. A durabilidade na pele é média, porém, depende muito da qualidade do produto.
Base cremosa: Possui maior cobertura e durabilidade do que a base liquida, porém, não é indicada para quem tem pele oleosa e alguns produtos podem deixar o look muito pesado.
Base bastão: A durabilidade é curta e geralmente é preciso misturá-la com óleo ou água termal para diluí-la. Possui um acabamento pesado e requer cuidados extras na hora da aplicação. Evite se o objetivo é um acabamento mais leve e delicado.
Base em pó: Ideal para quem tem pele oleosa. Sua durabilidade é curta e a cobertura muito sutil e a sua textura é como um pó compacto.
Base compacta: Efeito parecido com a base em bastão, com alta cobertura, textura seca e durabilidade curta.
Mousse: Uma das melhores coberturas, com durabilidade alta e de fácil aplicação. Possui um efeito “molhado” na hora da aplicação. Evite se você possui pele oleosa.

Como escolher a cor?
Um erro muito comum é escolher a cor da base testando no pulso ou no antebraço. Evite fazer isso, pois essas regiões são mais claras que a pele do rosto. O ideal é testar o produto na lateral do rosto, entre a orelha e o canto da boca. Espalhe bem e escolha o produto que ficar mais próximo ao seu tom de pele. Outra dica é fazer o teste sob uma luz natural, para não haver uma percepção errada.

Como aplicar a base?
Durante a aplicação, o mais importante é espalhar na pele de forma uniforme e suave, para que a base não fique acumulada em algumas regiões do rosto. Para conseguir um resultado natural, a quantidade ideal de produto é o suficiente pra cobrir todo o rosto e, para conseguir isso, basta ir aplicando aos pouquinhos, por partes.
O pincel para a aplicação também interfere bastante na cobertura e acabamento. Alguns pinceis podem deixar linhas marcadas no rosto e é preciso muita atenção, senão o produto pode ficar mal espalhado. Se você está com pressa, o ideal é usar as mãos, fazendo pontinhos de base pelo rosto e espalhando em movimentos circulares. É preciso muito cuidado com as famosas esponjas também, pois elas podem acabar deixando o look muito pesado e carregado.

Se você ainda está em dúvida sobre qual base escolher, a maquiadora e youtuber Camila Coelho dá algumas dicas bem legais nesse vídeo:

E não deixe de aproveitar as ofertas e cupons de Desconto!
Natura, O Boticário, Beleza na Web, Sépha, Sephora, Avon, The Beauty Box

16/11/2016
Tags: *
Sobre o autor

Karol com k, publicitária por formação, fotógrafa por paixão. Nerd em treinamento. Ama rock, séries, filmes, livros e Star Wars.

centenas de lojas online

536
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8332
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até