Construir ou Reformar: Confira algumas dicas para economizar na obra

Construir ou Reformar: Confira algumas dicas para economizar na obra

Construir ou Reformar: Confira algumas dicas para economizar na obra

A casa está precisando de uma reforma? Para quem tem um imóvel antigo nessa hora uma dúvida surge: reformar ou demolir para construir um novo lar? Muitas pessoas se deparam com essa questão, principalmente tratando-se de um imóvel antigo, que necessita de muitos reparos e mudanças de acordo com o perfil do proprietário. A decisão deve ser tomada corretamente, caso contrário, poderá ser um grande problema e com custos acima do previsto.

Confira algumas dicas para ajudar na decisão entre construir ou reformar:

• Primeiro, a idade não é o principal fator que indica se o imóvel é antigo ou não, pois considera-se antigo quando as suas características de desempenho não estão mais atendendo aos seu usuários.

• Contrate um profissional para avaliar o seu imóvel, principalmente para analisar duas intervenções importantes, como tubulação e instalação hidráulica.

• Outro ponto importante é a troca de azulejos, que ao serem removidos acabam revelando a necessidade de mexer na instalação hidráulica.

• Faça o projeto com a ajuda de um profissional e para decidir entre demolir ou reformar é importante considerar alguns pontos, como: analisar todos os projetos existentes e o histórico de obras no imóvel para ter ideia da condição que ele se encontra; analisar a estrutura de pilares, vigas e lajes; dependendo do projeto, derrubar paredes, trocar telhados e alterar a estrutura da planta pode não compensar, por isso é importante um orçamento para comparar os custos de uma reforma para uma nova construção; ficar atento as normas da legislação atual, como recuos, área permeável, taxa de ocupação do terreno, área máxima construída, entre outros.

• É importante conferir se as plantas existentes estão de acordo com a realidade construída, pois assim é possível evitar imprevistos que podem acontecer durante a obra, elevando o custo e atrasando o prazo previsto para a conclusão do projeto.

• Em casos de reformas parciais, ou seja, em apenas uma parte da casa, é importante a presença de um profissional para avaliar se a parte reformada não destoe da parte não reformada.

• Pesquisar preços e qualidade do material que será necessário para a reforma ou construção, assim como a mão de obra do projeto. Os custos variam de acordo com a região e com o acabamento escolhido.

A fase de acabamento é uma das mais prazerosas da obra, então, para o resultado final de tornar mais divertido é preciso prestar muita atenção na hora de escolher os detalhes e comprar os itens para um acabamento de qualidade. Confira algumas dicas para que as despesas não fujam do controle:

• Faça todo o orçamento do acabamento de uma vez só, assim não correrá o risco de acabar com todos os seus recursos e se endividar antes de acabar a obra.

• Escolha materiais de qualidade com preço justo. Utilize a internet e pesquise as referências dos fabricantes, opinião de quem já usou o material e até mesmo para a compra, pois é possível encontrar sites que trabalham exclusivamente com linhas de produtos específicos para acabamento de obras.

• Invista nos pisos, que devem ser de boa qualidade e com grande durabilidade, pois opções de baixa qualidade se deteriorarão rapidamente.

• Fuja do modismo, pois atualmente eles estão nas capas das revistas, mas a moda passa. Então invista em um acabamento que tenha a sua personalidade e que não comprometam a decoração da casa a longo prazo.

• Não esqueça de tirar as medidas, assim você evita desperdício e possíveis problemas com o material.

Pronto para começar a obra? Então não deixe de acessar o Cia dos Descontos e encontrar grandes ofertas para concluir o projeto de reforma ou construção com o Cupom de Desconto C&C e MadeiraMadeira.

19/08/2016
Tags: *
Sobre o autor

25 anos, formada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Organizacional pela Fae Business School.

centenas de lojas online

536
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8332
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até