Medidas de Prevenção da Gripe H1N1 com Cuidados Básicos

Medidas de Prevenção da Gripe H1N1 com Cuidados Básicos

Medidas de Prevenção da Gripe H1N1 com Cuidados Básicos

Em 2009, o surto da Gripe H1N1 mudou a rotina dos brasileiros e preocupou a população com a grande quantidade de casos graves que tiraram a vida de muitas pessoas. Sete anos depois, começa novamente a luta contra a doença. Em 2016, o surto da H1N1 começou mais cedo e, segundo especialistas, isso pode ter ocorrido desde fatores climáticos até o aumento de viagens internacionais, em que podem ter trazido a Gripe H1N1 que circulava no hemisfério norte. Até o início de abril, o Brasil já registrava mais de 100 mortes causadas pela gripe. Além disso, foram registrados cerca de 700 casos de síndrome respiratória aguda grave.

Como qualquer outra gripe, a H1N1 pode afetar pessoas de todas as idades e os grupos mais vulneráveis para a doença são gestantes, doentes crônicos, crianças pequenas, pessoas com obesidade e com problemas respiratórios. Estas pessoas podem tomar a vacina gratuitamente na rede pública. Os demais devem procurar as clínicas privadas.

A vacinação contra a gripe é a forma mais eficiente para a redução do impacto da doença. Seu efeito leva em média de 2 a 3 semanas. Mas para quem não está com a gripe, medidas simples e básicas podem evitar a doença, que se manifesta cerca de 24 a 48 horas após o contato com uma pessoa doente. É importante destacar, que muitas pessoas costumam confundir gripe e resfriado, mas são dois quadros diferentes. O resfriado não costuma causar febre e outras complicações e dura, normalmente, uma semana. Já a gripe pode levar à febre alta, fortes dores pelo corpo e outras complicações mais graves, como até mesmo a pneumonia.

As medidas de prevenção da Gripe H1N1 podem ser feita a partir de alguns cuidados básicos diários. Entre eles:

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis;
• Evite tocar a boca e o nariz;
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios;
• Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
• Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
• Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina contra a gripe H1N1.

Devido ao grande surto da Gripe H1N1, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação à doença e, muitas vezes, acabam recebendo ou repassando a informação errada.
Abaixo, alguns mitos e verdades em relação à gripe:

“Tomei a vacina no ano passado, não preciso tomar esse ano de novo”
MITO! O vírus podem sofrer mutuação de ano para ano e, dessa forma, a vacina é atualizada pelos laboratórios.

“Pessoas gripadas podem tomar a vacina”
VERDADE! Desde que não apresentem febre, pessoas gripadas podem tomar a vacina. É apenas contraindicada para bebês com menos de 6 meses de vida, pessoas com febre, com doença neurológica ou que tenham alergia ao ovo ou às substâncias timerosal, presente no Merthiolate, e à neomicina.

“Os efeitos colaterais da vacina são muito fortes”
MITO! A maioria das pessoas não sentem qualquer efeito colateral da vacina. Mas quando aparecem duram cerca de 2 dias com sintomas de dor no local da aplicação, febre baixa e mal estar geral.

“A vacina pode ser tomada no SUS”
VERDADE! Para os grupos de risco, a rede pública de saúde está disponibilizando a vacina gratuitamente.

“Pela rede particular a vacina é cara”
VERDADE! Em rede particular o custo da vacina pode chegar até R$200.

E você, está se protegendo das gripes e doenças respiratórias? Fique atento aos cuidados e, se caso estiver sentindo os sintomas, procure o médico mais próximo. Para quem também quer se proteger e se livrar de resfriados, a Netfarma, a Drogaria Onofre e a Panvel sempre estão com grandes descontos na medicação dessas doenças e nas demais que podem surgir nessa época do ano.

15/04/2016
Tags: *
Sobre o autor

25 anos, formada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Organizacional pela Fae Business School.

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até