Outono de 2013 chegou!

Outono de 2013 chegou!

Outono de 2013 chegou!

O Outono de 2013 teve início às 08h02 (de Brasília) de hoje, 20 de março, em todo o hemisfério sul.
A estação é de transição entre o verão e inverno, e nela verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul.

O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”), etc.

Nas regiões Sul, Sudeste e parte da Centro-Oeste, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12 a 18 graus Celsius, chegando a valores inferiores a 10 graus nas regiões serranas. Segundo INPE.

Outono de 2013 chegou!
Saúde e Bem Estar

A amplitude térmica e a baixa umidade, características desta estação, pedem cuidados com a saúde, especialmente a respiratória.

Durante o período de transição do verão para o outono é comum sentir cansaço e dificuldade para respirar. A pele também fica mais seca e suscetível a rachaduras e alergias. Segundo a pneumologista Andrea Sette, o ar mais seco e a baixa temperatura dificultam a dispersão de partículas, o que compromete o sistema respiratório e cardiovascular.

Crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas estão classificados no grupo de risco e mais vulneráveis a síndromes gripais, que atingem vias inferiores (caso de bronquites, asma e rinossinusopatias) e vias superiores (tosse seca).

Dicas

Para aproveitar o melhor da estação, adote hábitos saudáveis no seu dia a dia.

– Mantenha a hidratação, as temperaturas são mais baixas, porém o ar está mais seco. O consumo de líquidos é essencial, principalmente de água.

– Evite Lugares fechados, a proliferação de alguns vírus é ainda maior nessa época do ano. Locais fechados favorecem isso. É importante sempre deixar janelas abertas e permitir que o ar se renove.

– Lavar sempre as mãos deve se tornar um hábito, estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar.

– Hidrate bem a pele, é comum a pele fica mais seca com a chegada do outono. Isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele. O ideal é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Banhos quentes também devem ser evitados, pois favorecem o processo de ressecamento da pele.

– Mantenha uma alimentação balanceada, as síndromes gripais, mais comuns durante a estação, acometem principalmente crianças e idosos por conta do sistema imunológico frágil. Ter uma alimentação equilibrada com os nutrientes e vitaminas necessárias evita que o corpo fique suscetível a contaminações.

– Durma bem! Uma boa noite de sono tem um impacto direto e imediato no seu bem-estar, além de ser essencial para a qualidade de vida a longo prazo.

20/03/2013
Sobre o autor

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até