Como escolher a raquete de tênis ideal para você?

Raquete de Tênis

Como escolher a raquete de tênis ideal para você?

Quando você começa a jogar tênis ou então pegou gosto pelo esporte e está evoluindo seu nível, uma questão super importante logo aparece. Qual raquete de tênis devo comprar para suprir essa necessidade?

Vamos falar principalmente para quem é iniciante ou está em um nível intermediário, pois para um jogo mais avançado, com certeza você já entende bastante e não precisa de dicas para a escolha da raquete né?

Algumas características na escolha da raquete são super importantes, as mais importantes são o tamanho da cabeça, tamanho total da raquete, peso e balanço, encordoamento e rigidez do quadro.

O tamanho da cabeça está diretamente ligado a força da raquete. Quanto maior a cabeça, mais força e maior área disponível para atingir a bola, o que diminui as chances de um atleta iniciante fazer uma jogada errada. Quanto menor a cabeça, maior é o controle e a precisão das jogadas, por isso essa é a escolha de tenistas mais avançados.

O tamanho total da raquete varia entre 67,5cm e 72,5cm. Raquetes maiores tem um alcance maior e geralmente são mais leves. O peso influencia diretamente na estabilidade e na força das jogadas, quanto maior o peso, menor vai ser o nível de vibração. As raquetes mais leves são mais manobráveis e facilitam o swing. Jogadores iniciantes ou intermediários geralmente preferem raquetes com quadro mais rígido, pois dão um poder maior para quem ainda não tem uma técnica tão apurada, já quando o quadro é flexível, dissipa mais energia. A densidade do encordoamento das raquetes também afeta diretamente seu jogo, quando mais aberto, mais fácil vai ser de acertar o spin e a sua movimentação, mas a durabilidade e o controle ficam prejudicados, mas se você está mais preocupado com essas características de jogo e com mais força, o ideal seja mesmo 16×18. Agora se você prefere um jogo com mais controle, a densidade ideal é de 18×20, mas fique sabendo que você terá menos spin e força.

Se você vai começar a praticar o esporte agora, o ideal é escolher uma raquete com um bom custo x benefício, pois caso você goste mesmo e comece a praticar muito, vai querer trocar essa raquete em pouco tempo (aconteceu isso comigo, rsrs). O ideal é uma raquete com cabeça entre 100 e 118” e com peso de até 285 gramas. Para te ajudar no início, o equilíbrio ou balanço da raquete (distribuição do peso pela extensão do aro) deve ser superior a 325 mm, ou seja, mais peso na cabeça, pois vai proporcionar maior conforto na batida e dar mais potência aos golpes. Para ficar fácil de entender, popularmente você coloca o dedo no coração da raquete para identificar qual o lado a raquete tende a desequilibrar, nesse caso o peso da cabeça puxaria a frente da raquete para baixo.

Depois de tudo que falamos, podemos ver que para uma raquete com um nível de jogo um pouco mais avançado, o ideal é uma cabeça entre 95 e 105”, com peso entre 285 e 300 gramas e com balanço entre 315 e 325mm, pois você já vai ter um controle maior sobre seu jogo e pode se arriscar um pouco mais né? Essa raquete vai ser mais manuseável e você vai sentir a diferença logo no começo, não estranhe e continue treinando com ela, você vai se surpreender!

Se tiver alguma outra dúvida, pode enviar uma mensagem pra nós, que vamos te responder! Se você está fazendo aula, troca uma ideia com seu professor, afinal ele entende MUITO disso tudo :D

Espero ter ajudado e você pode encontrar descontos especiais em raquetes de tênis e outros acessórios nos nossos parceiros Centauro e Netshoes.

Bom jogo!

17/12/2015
Tags: *
Sobre o autor

Coach de Esportes Eletrônicos, Especialista em Links Patrocinados, Aficionado por Alto Desempenho e Fã do Bruce Lee. "Be like water, formless, shapeless".

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até