Como tomar decisões

Como tomar decisões

Como tomar decisões

Depois de ter estudado administração, não entendo o motivo de não termos aulas de como tomar decisões nos primeiros anos da escola. Nossas vidas são feitas de decisões, desde as menores até as grandes, são elas que escrevem o nosso futuro.

Com isso em vista, decidi trazer alguns conhecimentos adquiridos na graduação em administração e em livros de psicologia para tomada de decisão;

Definição de Objetivo

Nossa vontade está sempre variando em função do nosso estado físico, emocional e do ambiênte. Isso é um problema porque essas variáveis sempre vão tender a nos levar para o prazer momentâneo e para evitar o sofrimento, dessa forma suas decisões poderão ter consequências ruins no longo prazo:

– Você pode acabar junk food em excesso.
– Não fazer aquela tarefa “cabeluda” no trabalho.
– Adiar o cancelamento daquela serviço que você não usa mais porque é necessário falar com a central de atendimento.

No momento que você define um objetivo, toda vez que você sentir o desejo de tomar uma pequena decisão que comprometa seu futuro um sinal de alerta irá piscar na sua cabeça e ajudar você a não ceder à tentação

Pensamento Sistêmico

Muita coisa no mundo não é exata, como várias coisas que podem influenciar uma decisão. Porém, tudo que não é exato pode ser visto estatisticamente. Claro que inúmeras coisas não são perfeitamente representadas por números para pensarmos nelas estatisticamente, principalmente fatores humanos. Mas arbitrariamente dar correlações para as variáveis pode ajudá-lo a enxergar as coisas.

Por exemplo, uma criança decidindo se come sorvete antes do almoço escondida dos pais poderia ter um pensamento sistêmico da seguinte forma:

Como tomar decisões

Atribuindo pontos percentuais para as flexas que representariam o quanto uma variável afeta a outra ao variar, e fazendo isso de forma arbitraria mesmo, ajudaria a criança a visualizar a decisão que deve ser tomada.
Devido a incerteza do mundo não há como definirmos exatamente essas correlações mas ao imaginarmos valores para elas temos facilidade para tomar as decisões.

Estado emocional

A parte racional do nosso cérebro se chama cortex pré-frontal, lá é onde tudo o que você fala com você mesmo dentro da sua cabeça acontece. Existe outra parte do nosso cérebro chamada sistema límbico que controla nossas emoções.
Pesquisas provam, provam denovo e provam mais uma vez que quase todas as decisões são tomadas no sistema límbico, as decisões que não são tomadas lá são essencialmente matemáticas.

Por isso, é importante não tomar grandes decisões em momentos muito ruins ou em momentos muito bons, use sua força de vontade para seguir as decisões que você tomou em momentos neutros da sua vida, há grandes chances delas serem as melhores decisões que você tomou.

Referências

Bons tomadores de decisão são criativos, a diferença entre eles e outros é que eles conseguem incluir mais variáveis na sua tomada de decisão, permitindo assim a sua mente a chegar numa conclusão mais eficiênte (ou seja, são criativos).
Para que seja possível ser criativo é necessário saber da existência de todas as variáveis que envolvem a sua decisão. O melhor jeito de fazer isso é pesquisando o que as pessoas mais capazes no assunto que você está tratando fariam na situação que você está, e para isso use o Google.

Por exemplo, se você pretende trocar de trabalho, antes de tudo digite no Google: “devo trocar de trabalho?”; “como está o mercado de trabalho no segmento X”; “o que considerar ao trocar de trabalho?”

Se você for comprar um bem caro como uma TV por exemplo, digite no Google: “Qual TV vale mais a pena?”; “cupom de desconto smart tv“; “qual loja vale mais a pena comprar TVs?”

Bom, é isso.

Esperamos que as dicas tenham ajudado :)

18/02/2016
Tags: *
Sobre o autor

Coach de Esportes Eletrônicos, Especialista em Links Patrocinados, Aficionado por Alto Desempenho e Fã do Bruce Lee. "Be like water, formless, shapeless".

centenas de lojas online

536
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8332
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até