Livros de empreendedorismo para startupeiros

Livros de Empreendedorismo

Livros de empreendedorismo para startupeiros

Não tenho certeza se a palavra startupeiros existe, mas isso não é um problema porque aqui nós somos orientados para o resultados e se esse post é para você, você entende o que ela significa.

Segue nossas sugestões de livros de empreendedorismo para quem tem tem brilho no olhar e a capacidade de mudar o mundo.

Pai rico, Pai pobre por Robert Kiyosaki

Um clássico, talvez o maior clássico entre os empreendedores. É difícil encontrar um empreendedor do mundo de startups que não leu este livro ou não sabe do que ele se trata.

Entre os empreendedores mais antigos talvez não seja um livro tão famoso mas se eles tivessem contato com essa informação quando começaram com certeza teriam um caminho mais tranquilo.

Robert Kiyosaki conta um pedaço da história de sua vida, ele explica que seu pai biológico era um especialista em educação renomado, enquanto o pai de seu melhor amigo era um empresário de sucesso.

Ele e este amigo eram muito próximos, cresceram juntos, e nesse processo ele acabou aprendendo muito com o pai de seu amigo também.

No livro ele explica que apesar de ter tido “dois pais” extremamente inteligentes, a mentalidade dos empresários é muito diferente da mentalidade dos educadores e dos funcionários, e que o método mais fácil para se tornar rico é aprendendo a mentalidade dos empresários.

Lean Startup – A Startup Enxuta por Eric Reis

Eric Reis teve uma experiência muito frustrante ao criar uma versão mais interativa de serviços de mensagem online, o IM VU. O software iria permitir que ao usar o sistema de mensagens instantâneas você também pudesse ter um bonequinho que teria seu estilo, além de poder andar em um certo espaço, deixando a conversa mais humana.

Ele e sua equipe tinha uma deadline de 6 meses para completar tudo, principalmente a integração com o MSN e o ICQ que, em seu planejamento, seria vital para o sucesso do software.

Eles suaram a camisa para conseguir terminar tudo dentro da deadline e quando o produto foi lançado, a adesão dos usuários foi mínima, todo o trabalho foi praticamente jogado fora.

Eles encomendaram um grupo de foco com jovens para testar o programa, neste eles reportaram que acharam muito bacana a ideia de criar um bonequinho e customizá-lo à vontade.
Mas que não indicariam para os amigos ainda porque não sabiam se aquilo era realmente legal, e se não fosse legal eles iriam queimar o próprio filme.

A partir disso, Eric Reis decidiu ir atrás do que realmente funciona para o sucesso de uma startup e levantou alguns princípios como:

A maior parte do que fazemos não importa.
Ciclo contínuo de melhoria: construir, medir e aprender.
Tenha visão.
Tenha em mente o maior risco do seu negócio.
Conheça seus mecanismos de crescimento.
Saiba diferenciar métricas úteis e métricas de vaidade.
É necessário ter clientes.

A explicação de cada conceito detalhadamente você encontra no livro.

O Poder dos Modelos Replicáveis: por Chris Zook e James Allen

Chris Zook e James Allen estavam à frente da Bain & Company quando escreveram esse livro, e talvez ainda estejam dependendo de quando você está lendo este post. e com essa responsabilidade eles tiveram experiências com inúmeras empresas, algumas de sucesso e outras nem tanto.

Analisando uma amostra estatística relevante de empresas eles notaram que existem padrões entre as empresas que tem um sucesso contínuo e conseguem se renovar para não deixa seu ciclo de vida do produto/serviço terminar.

A base desses padrões está na simplicidade do Core Business, as companhias que atingiram o sucesso contínuo não descartaram a sua simplicidade nos momentos em que se renovaram.

No livro eles explicam como elas fizeram esse processo para manter a simplicidade, algo que requer muito foco e planejamento.

A Quinta Disciplina por Peter Senge

Professor do M.I.T, a universidade de tecnologia mais renomada do mundo, o Peter Senge é um grande nome quando se trata de cultura organizacional, ele desenvolveu uma teoria chamada A Quinta Disciplina que explica como as organizações aprendem.

Esta teoria é baseada em quatro pilares

Domínio pessoal: cada pessoa da organização deve ser capaz de enxergar a realidade de forma objetiva
Modelos Mentais: todas as pessoas tem modelos mentais diferentes, que em outras palavras é o software de interpretação do mundo. A organização deve buscar ter pessoas com modelos mentais alinhados ao objetivo da mesma.
Visão compartilhada: a visão da organização deve ser internalizada por todos os participantes.
Aprendizado em equipe: a empresa deve ter métodos para que quando um funcionário aprenda esse conhecimento não fique só com ele, mas que possa ser acessado por qualquer membro da organização em qualquer momento à qualquer lugar.

E tudo isso é a base para que o pensamento sistêmico esteja na empresa, e a partir daí a sua empresa terá inovação de forma natural e evoluirá com o tempo naturalmente.

Guia de Sobrevivência de Cultura Corporativa por Edgar H. Schein

Talvez não nos primeiros estágios de uma startup, mas a cultura organizacional é o segredo para atingir a excelência em termos organizacionais depois que já existem os primeiros clientes e é necessário expandir o time.

Se a organização fosse uma pessoa a cultura organizacional seria sua personalidade, uma pessoa com personalidade com características negativas dificilmente vai ter sucesso.

Em processos de fusões e aquisições, a cultura organizacional diferente entre duas empresas de sucesso pode comprometer tudo, exatamente como num casamento conflituoso.

Edgar H. Schein é o criador do conceito de cultura corporativa e neste livro ele explica que para você identificar e influenciar a cultura corporativa é necessário passar por três passos.

Olhar para o que é tangível: como o Dress Code; como as pessoas se tratam na empresa; quem tem acesso as vagas de estacionamento; a decoração do escritório entre outras coisas nessa linha.
Procurar pelas regras escritas: verificar se a empresa tem um planejamento estratégico; qual é o objetivo descrito nesse planejamento; missão, visão e valores documentados da empresa.
Procurar pelas regras não escritas da empresa: através de observação e pesquisa; verificar se a empresa realmente cumpre as regras escritas e se a resposta for não, verificar quais são as diferenças entre o deliberado e o executado.

Dica final de leitura

Todos esses livros podem ser a diferença entre a sua startup ser um sucesso ou não, para que você tenha acesso aos livros mais barato sugerimos que você use um cupom de desconto saraiva.

No Cia dos Descontos você pode sempre procurar por cupons para seus livros.

Esperamos ter ajudado :) boa sorte nos negócios.

07/01/2016
Tags: *
Sobre o autor

Coach de Esportes Eletrônicos, Especialista em Links Patrocinados, Aficionado por Alto Desempenho e Fã do Bruce Lee. "Be like water, formless, shapeless".

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até