Livros de PNL, programe seu cérebro para atingir seus objetivos

Livros de PNL

Livros de PNL, programe seu cérebro para atingir seus objetivos

Livros de autoajuda tem uma imagem negativa na visão de várias pessoas por ter um conteúdo que não é exato, por causa dessa impressão alguns livros começaram a se denominar auto desenvolvimento para se diferenciar, outros começaram a evitar entrar na sessão autoajuda e começaram a migrar para a sessão psicologia.

De fato, há vários títulos que tratam de conteúdos superficiais, bem como há outros que não baseiam a argumentação em ciência ou estatística, e por isso perdem credibilidade com os leitores mais críticos, mas costumam ser bons para leitores menos exigentes.

Programação Neurolinguística é um tema que eventualmente aparece nas três categorias, autoajuda, autodesenvolvimento e psicologia e assim causa muita confusão entre as pessoas que se interessam pelo tema.

A verdade é que PNL (Programação Neurolinguística) não se encaixa em auto ajuda porque ela não é voltada somente para pessoas que estão com problemas e precisam de ajuda, ela é voltada para pessoas que estão bem e querem se desenvolver para atingir níveis maiores do que os atuais.

As teorias de PNL são baseadas nos padrões de comportamento e pensamento das pessoas de alto desempenho, independente das atividades que essas pessoas realizam e assim maximizar a capacidade do cérebro.

Veja por exemplo bastante simplificado: uma pessoa precisa descobrir quantos apartamentos tem num prédio de 17 andares, com 7 apartamentos por andar.

O processo mental pode acontecer de diferentes formas:

  • A) Calcular 17 vezes 7 diretamente, provavelmente não funcionará porque o cérebro humano comum não tem capacidade de processamento para isso.
  • B) Calcular 7 vezes 7, (49) mentalizar o resultado, depois calcular 7 vezes 10 (70) e então somar os dois resultados (119)
  • C) Simular as contas como fazíamos no jardim de infância, usando aquela cruz para dividr
  • D) Outro método que a mente possa usar.

Fazendo uma comparação a um computador, no caso A as chances são de que a pessoa  não consiga resolver 17*7 porque não é tão comum para o cérebro e portanto faz cobra altos graus de processamento.

No caso B e no caso C a pessoa tira trabalho do “processador mental” quebrando o difícil processo 17*7 em processos mais simples, tirando assim o peso do “processador” e utilizando a memória.

Muitos dos estudos de PNL não são baseados em ciência exata da atividade do cérebro, mas sim em padrões. Isso porque a PNL depende de estudos em todas as áreas que tem alguma relação com a mente ou o corpo humano.

No Brasil, existem vários cursos de PNL, inclusive muitas pós-graduações já adicionaram PNL como parte do curso, principalmente as que envolvem gestão de pessoas e coaching.

Caso tenha interesse em saber mais segue sugestões de livros de PNL.

Poder Sem Limites – de Anthony Robbins

Pense e Enriqueça – de Napoelon Hill

Desperte o Seu Gigante Interior – de Anthony Robbins

Resignificando – de Richard Bandler

A estrutura da magia, um livro sobre linguagem e terapia – de Richard Bandler

Alias, o Richard Bandler é um dos criadores da PNL, o primeiro a estudar o assunto.

Caso tenha interesse nos livros, você pode encontar todos eles com cupom de desconto saraiva :)

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a se tornar uma pessoa melhor :D

18/12/2015
Tags: *
Sobre o autor

Coach de Esportes Eletrônicos, Especialista em Links Patrocinados, Aficionado por Alto Desempenho e Fã do Bruce Lee. "Be like water, formless, shapeless".

centenas de lojas online

533
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8326
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até