Os Melhores Livros Para Adolescentes e Voltar à Adolescência

Livros para Adolescente

Os Melhores Livros Para Adolescentes e Voltar à Adolescência

Em todas as fases da nossa vida, temos coisas que marcaram, tais como: música, filmes, novelas, séries e literatura. É especialmente dessa última que irei tratar aqui.
Durante toda a fase escolar, especialmente da 5ª até o ensino médio, fomos muitas vezes “obrigados” a ler algum livro para um trabalho ou prova. Alguns tinham alguns temas considerados chatos por adolescentes, como os livros do Romantismo do século XIX, por conta da linguagem complicada e o desenrolar da história que muitas vezes não trazia grandes emoções esperadas. Alguns pararam aí com o hábito da leitura, lendo somente livros que a professora pedia, outros, acabaram adquirindo um gosto maior e lendo por conta própria, descobrindo novos universos, autores, gêneros e tudo mais, levando isso para a vida adulta.
Sendo assim, irei listar aqui os livros que mais marcaram a minha pré-adolescência e adolescência:

– O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D.Salinger: o livro narra a história de Holden Caulfield, um jovem de 17 anos que foi expulso (mais uma vez) de um colégio interno onde estudava, o Pencey. Ele retorna antes do previsto para casa, e no caminho vai encontrando pessoas, ligando para outras e relembrando coisas que o fazem desabafar sobre seus medos e angústias. A fuga do colégio foi um grito de liberdade para Holden, que, com uma linguagem totalmente jovial e descontraída, age como se realmente estivesse conversando com o leitor, diretamente. O grande “calor” do livro é quando percebemos que a mensagem é essa: dar voz e liberdade aos jovens, uma realidade que era um tanto quanto distante nos anos 50. É um dos livros para adolescentes que primeiro me vem à mente quando me perguntam a respeito.

– Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva: o livro de 1982 é uma autobiografia do autor, relatando o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago, em 1979. Durante a narrativa do período em que ficou no hospital, recebendo tratamentos e aprendendo a viver com a nova condição, Paiva ainda conta histórias divertidas do tempo em que era estudante da USP, com personagens marcantes e outras bem tristes e aflitivas, como o sequestro do seu pai, o deputado federal Rubens Paiva, na época da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

– O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini: a história se passa no Afeganistão na década de 70. Dois meninos, Amir e Hassam tem uma forte e bonita amizade, até que em um campeonato de pipas, acontece algo que marcaria a vida de ambos. Muitos anos depois, Amir, que agora mora nos Estados Unidos, pois fugiu com seu pai na época da invasão soviética no país, precisará voltar ao Afeganistão para tentar se redimir com o passado.

– A Revolução dos Bichos, de George Orwell: em uma granja liderada pelo Sr.Jones, os animais são maltratados e explorados. Cansados de apenas obedecer, os animais fazem uma revolução, liderados pelo Porco Major, expulsando o Sr.Jones da granja, para não serem mais escravos de humanos. O livro foi lançando em plena Segunda Guerra Mundial, e é uma metáfora a traição soviética e mostra, além de tudo, as relações humanas: egoísmo, autoritarismo, busca desenfreada pelo poder e corrupção.

– Capitães da Areia, de Jorge Amado: em Salvador, cidade misteriosa, como cita diversas vezes Jorge Amado, há um grupo de meninos abandonados que moram em um trapiche, chamado Capitães da Areia. Liderados por Pedro Bala, cometem furtos e roubos, sejam para favores ou apenas para sobrevivência. Apesar de viverem como homens adultos, em várias passagens mostram que são apenas crianças que não tiveram o carinho e afeto dos pais e são tratados pela burguesia como a escória da sociedade. A desigualdade social é bem exposta no livro, o que gerou muitos problemas na época do lançamento, acusado de fazer propaganda comunista.

– Livros da Coleção Vaga-lume, de diversos autores: uma série de livros de escritores brasileiros, com histórias diversas que nos fazem querer ler mais, a cada vez que alguma acaba. Alguns títulos de destaque são: A Ilha Perdida (Maria José Dupré), O Escaravelho do Diabo e Um Cadáver Ouve Rádio (Marcos Rey), Meninos Sem Pátria (Luiz Puntel), entre outros.

– Depois Daquela Viagem, de Valéria Piazza Polizzi: seguindo um pouco do estilo de “Feliz Ano Velho”, esse livro também é uma autobiografia da autora, relatando quando foi contaminada pelo vírus HIV por seu namorado ainda na adolescência, o que mudou em sua vida depois disso e como aprendeu a conviver com a doença perante à sociedade e família.

Os livros citados acima foram apenas alguns de muitos lidos na fase adolescente. A escolha foi pela história, fugindo um pouco da linguagem tradicional (exceto Orwell) e a reflexão que nos traz quando acabamos de ler. Eles poderão ser encontrados em diversas livrarias, se quiser aproveitar nossos cupons de desconto submarino cupons de desconto submarino e cupons de desconto saraiva para você montar a sua biblioteca particular ou ainda presentear outros amantes de livros.

21/01/2016
Tags: *
Sobre o autor

Fã de esportes, principalmente de futebol americano, formação em Marketing e técnico em Publicidade, adora rock, mas não resiste quando ouve pagode dos anos 90 e sertanejo raiz (sabe todas), tem como livros de cabeceira O Poderoso Chefão e O Apanhador no Campo de Centeio.

centenas de lojas online

536
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8332
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até