TED Talk inglês resumido em português – Tim Urban: Inside the Mind of a Master Procrastinator

TED Talk Tim Urban Inside the Mind of a Master Procrastinator

TED Talk inglês resumido em português – Tim Urban: Inside the Mind of a Master Procrastinator

Gosta de TED Talk mas não domina a lingua inglesa? Vamos traduzir uma série de palestras em nosso blog :)

O escolhido deste post é Tim Urban com “Inside the Mind of a Master Procrastinator” – “Dentro da Mente de um Mestre da Procrastinação”, no TEDx Vancouver.

Tim traz de forma bem humorada uma explicação muito clara de como a procrastinação funciona, ele inicia contando a história de quando ele escrevia para o jornal de sua faculdade.

Toda vez que ele precisava escrever uma nova matéria, fazia o planejamento para dividir o trabalho da seguinte forma:
(Work per day = Trabalho por dia; paper assigned = inicio da matéria; paper due = entrega da matéria)
TED Talk Tim Urban Plano

Mas na hora de executar, o gráfico de tempo trabalhado de Tim era algo mais parecido com:
(Work per day = Trabalho por dia; paper assigned = inicio da matéria; paper due = entrega da matéria)
TED Talk Tim Urban Execução

Alguns detalhes acabavam passando mas tudo dava certo, até o momento em que Tim se deparou com o trabalho de conclusão de curso, um trabalho de supostamente 1 ano, que devido a procrastinação foi feito em 3 dias…

Ele ficou aproximadamente 55 horas sem dormir para criar tudo, conseguiu e entregou em tempo. Uma semana depois recebeu uma ligação da universidade que gostaria de conversar com ele, informá-lo que o trabalho não estava bom o bastante e que ele teria que tentar novamente.

Diploma de Tim foi adiado por um ano devido a procrastinação, o que foi um ponto de virada na vida do palestrante, a partir desse momento ele começou a ser muito menos procrastinador.

Anos depois, Tim iniciou um Blog (waitbutwhy.com) e lá escreveu um post contando o episódio que viveu com seu TCC e recebeu centenas de emails de vários tipos de pessoas: artistas, engenheiros, advogados, homens de negócio e principalmente estudantes do PhD que se identificaram com o acontecimento e que buscavam algum tipo de solução.

Nesse post, Tim explica que o cérebro de um procrastinador funciona em função de três mecanismos, que ele ilustrou com desenhos bem simples.

Os mecanismos são:

– O macaco da gratificação instantânea: o mecanismo do seu cérebro que faz com que você busque sempre evitar dor e buscar prazer, ele é uma herança dos nossos antepassados animais irracionais.
Como Tim explica na palestra, o macaco da gratificação está sempre em busca de “Easy and Fun”. imagine que você é um cachorro, se você é um cachorro e passa a sua vida toda fazendo coisas fáceis e divertidas, você é um grande sucesso. Mas se você é um ser humano e passa sua vida toda fazendo coisas fáceis e divertidas, provavelmente vai chegar num ponto em que você terá problemas.

– O tomador de decisão: a parte racional do nosso cérebro, a responsável pelos planos de longo prazo e pelo balanceamento de nossas vidas. Esse parte acaba sendo dominada pelo macaco da gratificação quase toda vez que ele decide entrar em ação, e ele decide entrar em ação sempre que há a possibilidade de irmos buscar “fun and easy”.

– O monstro da urgência:

O monstro da urgência aparece toda vez que há risco da pessoa enfrentar vergonha pública, um desastre na carreira ou um desastre financeiro. Ele é a única coisa que tem mais força que o macaco da gratificação instantânea em nosso cérebro, por isso que quando chega próximo do limite do desastre começamos a funcionar a toda para cumprir com as obrigações.

TED Talk Tim Urban Mecanismo

Já que nosso cérebro tem estes três mecanismos, a conclusão de Tim é que todos nós somos procrastinadores, em um nível maior ou menor.
Alguns de nós até tem boas relações com prazos, mas todos nós somos procrastinadores em alguma área de nossas vidas:

– Relacionamentos: dedicar o tempo necessário para cultivar os bons relacionamentos em nossas vidas ou então tomar coragem para encerrar os relacionamentos ruins.

– Finanças: finalmente começar a guardar aqueles 10% mensais que devemos guardar para manter uma vida financeira saudável.

– Projetos Pessoais: iniciar aquele projeto pessoal que pode tirar você do emprego aonde você não está satisfeito.

É uma falha humana, não devemos nos autocobrar tanto por procrastinar uma vez ou outra, através da aceitação de que todos somos procrastinadores naturais conseguimos diminuir o nível de frustração em nossas vidas.

Aqui chega a parte mais interessante!

Mas indo além disso, é importante observar que existem dois tipos diferentes de procrastinação: o primeiro é quando há prazos, e o segundo é quando não há prazos.

Procrastinar quando não há prazo é um grande perigo, porque o monstro da urgência não vai aparecer e se ele não aparecer, sua força de vontade terá que ser mais forte que o macaco da gratificação instantânea, o que na maioria das vezes não acontece.

E na maioria das vezes, as coisas que não tem prazo são aquelas que realmente vão fazer a diferença em nossa vida: cuidar dos nossos relacionamentos; cuidar das nossas finanças; iniciar os projetos pessoais.

Portanto, precisamos estar cientes das existência do macaco da gratificação, nem sempre a nossa força de vontade vai ser o bastante para vencê-lo mas podemos simular prazos nos comprometendo com amigos ou mesmo terceiros.

Use a criatividade e organize o ambiênte de forma que as coisas que são importantes tenham prazo para acontecer, evite depender só da força de vontade.

Tim nos aconselha a termos uma atividade que irá melhorar nossas vida com prazo por semana, dessa forma facilitamos a luta contra a gratificação instantânea.

Caso queira mais informações sobre autodesenvolvimento e psicologia, fica a dica:

Cupons de Desconto Fnac
Cupons de Desconto Saraiva

Aproveita para gastar menos nos livros ;)

18/03/2016
Tags: *
Sobre o autor

Coach de Esportes Eletrônicos, Especialista em Links Patrocinados, Aficionado por Alto Desempenho e Fã do Bruce Lee. "Be like water, formless, shapeless".

centenas de lojas online

534
lojas online

milhares de cupons e ofertas

8327
cupons e ofertas

100% gratuito

100%
gratuito

economize até 70%

70%
descontos de até